quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

90 anos da Semana de Arte Moderna

http://www.arquitetonico.ufsc.br/semanade22
Há 90 anos acontecia um dos eventos mais importantes para a historia da arte brasileira. Nos 13,15 e 17 de fevereiro de 1922 ocorreu na cidade de São Paulo a Semana de Arte Moderna, ou a semana de 22 como é conhecida por alguns. Durante os 3 dias, ocorreram exposições, shows, leituras entre outras formas de expressão artística.

A semana é vista como uma ruptura de moldes artísticos. Fortemente influenciados pelas novas tendências da Europa. Escritores, pintores e escultores brasileiros começaram a querer trazer essa nova forma de expressão e a romper com a arte passada. No começo não foi uma coisa muito bem quista nem tão apreciada. Um bom exemplo foi uma exposição de Anita Malfatti com quadros cubistas, expressionistas e futuristas, que foi duramente criticada na época. Muita gente diz que a exposição e as criticas foram o estopim para que ocorresse a semana da arte moderna.

Nomes conhecidos participaram e foram os que idealizaram a semana. Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral e outros. Cada um na sua área, buscando sempre inovação e querendo mostrar ao povo brasileiro que toda forma de expressão é arte.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More