quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cidade Adoniram

João Rubinato, um grande paulista, grande artista brasileiro, fazia sambas como poucos sabem fazer. Ele nasceu em 1910, data não oficial, ele mudou para poder começar a trabalhar mais cedo.



João tinha grande coração, sempre muito honesto, só saia um pouco das linhas morais quando tinha que batalhar para sobreviver. Como nos seus quatorze anos quando trabalhava de entregador de marmita. Ele usava matemática simples e até uma certa lógica para não passar fome.

"A matemática da vida lhe dá o que a escola deixou de ensinar: uma lógica irrefutável. Se havia fome e, na marmita oito bolinhos, dois lhe saciariam a fome e seis a dos clientes; se quatro, um a três; se dois, um a um".



Muita gente pode ver como agir de má fé, mas quando um menino de 14 anos passa fome com comida na mão, pensar de um jeito lógico, e não ir para a vida do crime é muito difícil. Lembrando que ele trabalhava para ajudar a sua família, que, contando com ele apresentava o impressionante número: 8 crianças.





Pintou a cidade de São Paulo e a imortalizou em suas canções, assim como Vinícius de Moraes é para o Rio de janeiro, ele é para São Paulo. Seu nome como todos conhecemos: Adoniram Barbosa.




O artista Otavio Valle, fez uma exposição para homenagear este grande artista. “Cidade Adoniram” foi o nome usado por Otavio. E caiu bem o nome, pois Adoniram foi um dos primeiros compositores a homenagear a nossa cidade em suas musicas.





Não deixem de conferir no SESC consolação esse tributo ao grande malandro paulistano.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More